Agência Panafricana de Notícias

Líbia prepara-se para organizar CAN de 2017

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia, que deve acolher em 2017 a 31ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), enviou uma delegação à sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), no Cairo (Egito), em busca do apoio da instância reitora do futebol continental.

No termo duma reunião terça-feira em Tripoli, o Alto Comité de Organização criou uma Comissão encarregada de instalar um órgão executivo e um Secretariado-Geral da competição.

Segundo o seu presidente, o vice-primeiro-ministro Awad Al-Baraassi, o Alto Comité discutiu igualmente sobre o relatório do ministro da Juventude e Desportos relativo à situação e às necessidades financeiras para a renovação dos estádios do país.

Al-Baraassi acrescentou que o Comité tomou medidas práticas no quadro dos preparativos da organização do torneio, lembrando que ele enviou uma delegação à África do Sul durante a última edição do CAN de 2013.

Nesta ocasião, ele encontrou-se igualmente com os presidentes da CAF, Issa Hayatou, e da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter.

O responsável do Comité de Organização líbio indicou que a Líbia iria tranquilizar os membros do Comité Executivo da CAF sobre a situação de segurança do país durante a sua reunião prevista para março corrente em Marraquexe (Marrocos).

Ele garantiu que o orçamento da competição será mobilizado, na sua totalidade, nos próximos quatro anos após a constituição das comissões especializadas e do bureau executivo que deve determinar as necessidades de todos os setores ligados à organização da competição.

Ele precisou que o atual orçamento disponível está exclusivamente reservado à colocar à disposição do Comité duma sede e para a execução dos assuntos correntes.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/TON 06março2013