Agência Panafricana de Notícias

Líbia precisa de $ 10 milhões para financiar plano humanitário de emergência, diz OCHA

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia precisa de 10 milhões de dólares americanos para financiar planos de intervenção humanitária de emergência, anunciou este fim de semana o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários no Médio Oriente (OCHA).

Num comunicado publicado no fim de semana passado, o OCHA indicou que os civis líbios continuam a sofrer devido a conflitos, à insegurança, à instabilidade política e ao desabamento da economia nacional.

Várias centenas de milhares de pessoas vivem em condições precárias e não podem aceder à assistência médica crítica, a medicamentos essenciais e a outros serviços sociais básicos, lê-se na nota.

Além da proteção das pessoas mais vulneráveis, prossegue o texto, a dos migrantes, dos refugiados e dos requerentes de asilo representa uma prioridade essencial.

O Plano de Ações Humanitárias de 2017 a favor da Líbia carece de 151 milhões de dólares americanos para responder às necessidades vitais das pessoas deslocadas, dos repatriados, dos Líbios não deslocados, dos migrantes, dos refugiados e dos requerentes de asilo que precisam com urgência duma ajuda humanitária, precisou por outro lado a organização onusina.

Este plano responderá às necessidades de mais de 940 mil pessoas em termos da saúde e dos serviços básicos, bem como da alimentação, da água potável, do saneamento, da educação e do alojamento adequado, concluiu o comunicado.

-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 9jan2017