Agência Panafricana de Notícias

Líbia perde cerca de $ 3 biliões devido à paralisação de terminais petrolíferos

Tripoli, Líbia (PANA) – O vice-ministro líbio do Petróleo e Gás, Omar al-Chakmak, estimou em cerca de três biliões de dólares americanos as perdas registadas pela Líbia na sequência das manifestações que bloqueiam o funcionamento dos terminais petrolíferos do país.

Segundo uma declaração divulgada pelo Ministério do Petróleo e Gás, estas perturbações causaram a perda pela Líbia de 227 milhões de barris de petróleo, enquanto esta instabilidade na produção petrolífera « influencia negativamente as relações da Líbia com as multinacionais».

O responsável líbio revelou que o volume de produção do petróleo líbio registou regressão em julho último, diminuindo em 700 mil barris por dia contra um milhão e 300 mil barris por dia em maio deste ano.

No entanto, a Companhia Nacional de Petróleo anunciou esta quinta-feira o levantamento parcial do estado de força maior, após a retomada das operações de exportações no porto de Morsa de al-Barika, em conformidade com os critérios internacionais aplicados para este efeito e em coordenação com os guardas das instalações petrolíferas.

A Companhia anunciou, quarta-feira, num comunicado ter decido o estado de força maior na sequência das marchas realizadas por guardas das instalações petrolíferas, provocando o encerramento dos portos petrolíferos de al-Zawaytina, de Ras-Lanouf, de Sadra e de Al-Barika, obrigando a empresa a desrespeitar os seus compromissos com os seus parceiros estrangeiros.

-0- PANA AD/IN/SSB/IBA/FK/TON 22agosto2013