Agência Panafricana de Notícias

Líbia perde $ 3 milhões por dia com queda da produção petrolífera em Al-Charara

Tripoli, Líbia (PANA) - A queda da produção no campo petrolífero al-Charara, no sul da Líbia, devido a agitações sociais, resultou em perdas de três milhões dólares americanos por dia, revelou o diretor da Companhia Nacional de Petróleo da Líbia (NOC), Mustapha Sanallah.

Segundo Mustapha Sanallah, a empresa Fintershall, que opera no campo al-Charara, decidiu fechar a produção "sem consultar a NOC".

Numa declaração divulgada, sexta-feira à noite, Sanallah explica que "os protestos na área de Ajkhara e a paralisação da produção refletem a intenção da Fintershall de se abster de aplicar os termos do novo contrato ".

Mustapha Sanallah advertiu que a Fintershall não poderá continuar a produzir petróleo em condições diferentes das de outras empresas internacionais que operam no país.

A NOC, empresa estatal com monopólio da exploração do petróleo na Líbia, decidiu rever os termos do contrato com a empresa Fintershall, de maneira a aumentar a parte da companhia líbia no contrato de exploração de produção do jazigo de petróleo localizado no sul.

Com uma capacidade de produção de 340 mil barris por dia, o campo de al-Charara, localizado perto da cidade de Oubari, é regularmente submetido a fechos, devido aos movimentos sociais dos habitantes locais e grupos armados na região.

Esta situação reflete-se na produção da Líbia, quarto produtor do ouro negro em África, com reservas estimadas em 54 biliões de barris, mas cuja produção em bruto não consegue ir além de um milhão de barris diários.

-0- PANA BY/DIM/IZ 04nov2017