Agência Panafricana de Notícias

Líbia pede à UE para a retirar da lista negra de países favoráveis ao financiamento do terrorismo

Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Conselho Presidencial do Governo da Unidade nacional, Fayez al-Sarraj, pede à União Europeia (UE) para retirar a Líbia da lista de países condenados por sua propensão ao financiamento do terrorismo e ao branqueamento de capitais.

Este pedido foi feito durante uma reunião, na noite da sexta-feira, à margem da Conferência de Muniquer (Alemanha) sobre a segurança noo Sahel, com a alta representante européia para a Política Estrangeira, Federica Mogherini,de acordo com um comunicado divulgado neste sábado pelo gabinete de informação do Conselho Presidencial líbio.

Segundo a mesma fonte, a reunião versou sobre a recente decisão europeia de colocar a Líbia na lista de países de alto risco, em matéria de branqueamento de capitais e de financiamento do terrorismo.

Na quarta-feira última, a Comissão da União Europeia elaborou uma lista negra de países com deficiências no controlo do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

Dela constam Afeganistão, Samoa, Bahamas, Botswana, Coreia do Norte, Etiópia, Gana, Guam, Irão, Iraque, Líbia, Nigéria, Paquistão, Panamá, Porto Rico, Arábia Saudita, Sri Lanka, Síria, Trinidad e Tobago, Tunísia, Ilhas Virgens americanas e Iêmen.

-0- PANA BY/DIM/DD 16fev2019