Agência Panafricana de Notícias

Líbia pede à ONU aquisição de 150 tanques de guerra e caças

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia pediu às Nações Unidas a autorização de importar 150 tanques de guerra, 20 aviões caças, sete helicópteros, dezenas de milhares de fuzis de assalto e lança-mísseis, bem como milhões de cartuchos de munições da Ucrânia, da Sérvia e da República Checa, informaram sexta-feira os jornais líbios.

Num pedido escrito ao Comité do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que supervisiona a interdição imposta à importação de armas na Líbia, o Governo indicou estar a necessitar dum significativo carregamento de armas e de material militar para combater os militantes da organização "Daech" (Estado Islâmico) e outros rebeldes do seu território e controlar as fronteiras do país, segundo as mesmas fontes.

Se não houver nenhuma objeção dos 15 membros do Comité para bloquear este pedido, o requerimento receberá a aprovação, segunda-feira próxima.

A Líbia exortou o Conselho de Segurança das Nações Unidas a levantar o embargo de armas a favor das Forças Armadas nacionais.

O Governo já tem a permissão de importação de armas com o acordo do Comité do Conselho de Segurança que supervisiona a interdição imposta em 2011 no quadro da revolução de 17 de fevereiro, que destituiu o regime do defunto Muamar Kadafi.

-0- PANA BY/IS/IBA/MAR/IZ 06março2015