Agência Panafricana de Notícias

Líbia nega presença de forças estrangeiras em combates contra Daech no leste

Benghazi, Líbia (PANA) – O responsável das forças especiais líbias (Saiqa) em Benghazi (leste), o coronel Ounis Boukhamada, desmentiu a participação de tropas estrangeiras em combates contra grupos extremistas no quadro da operação “Dem al-Chehid” (Sangue do Mártir), em curso há cinco dias.

Numa gravação vídeo colocada em sites de redes sociais quarta-feira última, o coronel Boukhamada afirma que "os rumores espalhados sobre a presença das forças francesas ou norte-americanas ou britânicas aliadas do Exército líbio são completamente falsos".

Neste vídeo, o chefe das unidades das forças especiais apareceu ao lado dos combatentes do Exército numa base militar em Benghazi.

As declarações do coronel Boukhamada seguem-se a informações publicadas pelo jornal francês Le Monde, segundo o qual unidades das forças especiais francesas lançaram operações secretas contra o Daech (Estado Islâmico) na Líbia, em coordenação com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.

O que o Le Monde chama de "a guerra secreta de França na Líbia", inclui raides esporádicos que visam líderes deste grupo extremista, preparados secretamente no terreno com vista a travar a propagação do Daech pela Líbia.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/DD 26fev2016