Agência Panafricana de Notícias

Líbia liberta mercenários acusados de ajudar ex-regime de Kadafi

Tripoli, Líbia (PANA) – Vinte e quatro mercenários ao serviço do regime de Muamar Kadafi, derrubado em agosto de 2011, foram libertos na Líbia, noticiou terça-feira a imprensa líbia, citando um jornal russo, Kommersant.

Os mercenários eram condenados a pesadas penas por terem ajudado o regime ditatorial de Muamar Kadafi durante a revolução de fevereiro de 2011 que seis meses mais tarde derrubou o tal regime que durava há 42 anos de poder absoluto.

Trata-se de desanove Ucranianos, três Bielorussos d um Russo, condenados a 10 anos de prisão, a que se juntavam trabalhos forçados, e de um outro Russo considerado como coordenador do grupo e, como tal, condenado à prisão perpétua, de acordo com a fonte.

Os reclusos recusaram-se a dar mais pormenores mas um deles, de nacionalidade russa, disse que o seu país é que os libertou, segundo o jornal.

Foram julgados de novo em recurso em julho de 2013 por um Tribunal Militar em Tripoli, mas o julgamento foi suspenso devido a uma nova legislação líbia segundo a qual os militares devem ser julgados por uma jurisdição civil.

-0- PANA BY/IS/FK/DD 08out2014