Agência Panafricana de Notícias

Líbia investe na telefonia móvel e fixa na Mauritânia

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia quer investir no domínio das telecomunicações na Mauritânia, nomeadamente na telefonia móvel e fixa, soube a PANA terça-feira à margem da reunião em Tripoli da Comissão Mista de Cooperação entre os dois países.
Além das telecomunicações, a Líbia pretende igualmente investir nos domínios da pesca, das minas, nomeadamente a indústria do ferro, e do turismo com o início da construção dum hotel em Nouakchott.
O governador do Banco Central da Mauritânia, Sid'Ahmed Oukld Raïs, indicou, por outro lado, à PANA que as discussões entre as duas partes envolvem a anulação dos juros da dívida contraída pelo seu país junto da Líbia e o aumento do prazo de reembolso do activo desta dívida.
Estes juros elevam-se para cerca de 100 milhões de dólares americanos, ou seja 50 porcento da totalidade da dívida estimada em 200 milhões de dólares.
Segundo o governador do Banco Central da Mauritânia, a Líbia decidiu conceder ao seu país um apoio orçamental de 50 milhões de dólares por um período de dois anos para a execução dos projectos de construção dum hospital e duma universidade Al-Fateh na Mauritânia.
A Líbia e a Mauritânia iniciaram, domingo último em Tripoli, discussões consagradas ao acompanhamento das recomendações da Comissão Mista Líbio-Mauritana de Cooperação, com vista à sua aplicação, nomeadamente no que diz respeito à assinatura de alguns acordos ligados aos projectos de investimentos líbios na Mauritânia.