Agência Panafricana de Notícias

Líbia forma mais de mil antigos rebeldes em inglês e informática

Tripoli, Líbia (PANA) – O Ministério líbio do Trabalho e Formação decidiu a integração duma primeira vaga de mil e 141 antigos rebeldes (Thowars-Revolucionários) num total de 25 mil através da organização de sessões de formação em inglês e em informática.

Esta decisão, que decorre de um acordo assinado, quinta-feira, entre o Ministério do Trabalho e o Gabinete dos Combatentes, estipula que as sessões de formação que durarão um ana vão fazer-se no estrangeiro e a nível local.

A formação dos 25 mil antigos rebeldes vai fazer-se por acordo com 21 empresas internacionais e locais que vão contribuir para a sua formação nalguns países árabes e europeus bem como no Canadá e nos Estados Unidos.

O Ministério do Trabalho elaborou ainda um plano para os diplomados das universidades e dos institutos superiores no quadro do programa de reforço das capacidades em língua e um outro para o ciclo de ensino primário e segundário que lhe permite promover as suas capacidades linguísticas em particular a nível profissional.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 15junho2012