Agência Panafricana de Notícias

Líbia forma 2 mil polícias para garantir segurança

Benghazi, Líbia (PANA) – O ministro líbio do Interior, Omar Al-Sanki, anunciou a formação duma unidade de dois mil membros da Polícia para garantir a segurança da cidade de Benghazi após a sua “libertação dos extremistas”, prestes a serem expulsos pelas unidades do Exército líbio que consolidam o seu controlo.

Numa declaração sábado à imprensa, Al-Sanki anunciou a formação duma Câmara das Operações Especiais para garantir a segurança da cidade a fim de evitar os erros cometidos após a libertação da cidade em 2011, em alusão ao caos de segurança e aos assassinatos e ataques perpetrados nesta cidade, bastião da revolução contra o regime de Muamar Kadafi.

Violentos confrontos opõem há várias semanas o Exército líbio a grupos armados extremistas que controlavam Benghazi, mas o Exército está quase a vencer a batalha.

Os combates estão confinados a vários bairros onde se refugiaram os extremistas, em particular Baloum e Al-Sabri, segundo fontes locais, depois de o Exército tomar o controlo da maioria das zonas de Benghazi.

-0- PANA BY/IS/SOC/FK/TON 09nov2014