Agência Panafricana de Notícias

Líbia estuda regime de sanções impostas desde 2011 pela ONU

Trípoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio dos Negócios estrangeiros, Mohamed Tahar Siala, entrevistou-se quinta-feira, com o presidente do Comité de Sanções do Conselho de Segurança, Olof Skoog, para analisar as sanções impostas à Líbia desde 2011 pelas Nações Unidas através da resolução nº 1970.

O encontro teve lugar na sede da missão da Líbia junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, e, segundo um comunicado do Gabinete de Informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foram discutidas várias questões relacionadas com as sanções.

O presidente do Comité expressou a sua disposição de cooperar com o Governo líbio para encontrar soluções para alguns problemas levantados pelas resoluções sancionatórias, nomeadamente no que diz respeito ao congelamento de ativos e fundos líbios no estrangeiro.

Um grupo de peritos das Nações Unidas sobre a Líbia acusou a Bélgica de violar as sanções internacionais impostas aos bens líbios congelados por uma resolução das Nações Unidas, na sequência do derrube de Muamar Kadafi, em 2011.

O Comité discutiu sobre a verificação da continuação dos pagamentos de juros de ativos líbios nas contas bancárias pertencentes à Autoridade de Investimento da Líbia, e considerou que a manutenção do pagamento de juros a outros benefícios financeiros é incompatível com a decisão das Nações Unidas de congelar ativos líbios no estrangeiro.

-0- PANA BY/DIM/IZ 28set2018