Agência Panafricana de Notícias

Líbia encomenda 2,8 milhões de doses de vacina contra covid-19

Trípoli, Líbia (PANA)  - O Estado líbio concluiu contratos para o fornecimento de dois milhões 600 mil doses de vacina para imunizar um milhão 400 mil cidadãos líbios contra o coronavírus (covid-19), soube a PANA de fonte oficial.

Num comunicado, o vice-presidente do Comité Consultivo Científico do Combate à Pandemia do Coronavírus do Governo de União Nacional, Souleiman Abousreiwil, garantiu que a campanha de vacinação será lançada no fim do primeiro trimestre de 2021.

Durante uma conferência de imprensa, realizada domingo à noite, no Centro Hospitalar de Trípoli, Abousreiwil indicou que o Comité concluiu um contrato com a Covax, dependente das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde (OMS), para fornecer esta quantidade de vacinas ao Estado líbio.

Explicou  que o grupo visado pela vacinação na Líbia é a fraja mais vulnerável à infeção pelo vírus, nomeadamente pessoas com mais de 60 anos de idade e com doenças crónicas, além de assistentes médicos e paramédicos, que representam um quinto da população líbia.

Afirmou que 55 mil doses da vacina serão fornecidas pela empresa norte-americana Pfizer, além de 920 mil doses aguardadas de uma empresa inglesa, Astrazeneca.

Acrescentou que o Comité Científico Consultivo continua a envidar esforços para concluir outros acordos com vários fabricantes de vacinas, similares aos acordos concluídos com a organização Covax,  para adquirir outras doses.

Abousreiwil sublinhou, por outro lado, esperar por "uma estabilidade relativa" da situação epidemiológica na Líbia nas próximas semanas, apesar de um ligeiro aumento notado nas últimas seis semanas.

Tranquilizou os cidadãos sobre a aprovação pelas autoridades líbias representadas pelo Governo, do Escritório da Contabilidade e do Banco Central, para disponibilizarem somas necessárias à aquisição das vacinas.

A Líbia contabilizou, até domingo último, 124 mil e 26 casos confirmadas de covid-19, sendo 17 mil 534 ativos, 104 mil 539 curados e mil 953 óbitos.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 08fev2021