Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Itália assinam acordo para pôr termo a fluxo da imigração clandestina

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia e Itália assinaram esta sexta-feira, em Roma, um protocolo de acordo para pôr termo à emigração clandestina, cujo fluxo continua a aumentar a partir das costas líbias em direção às margens italianas, apesar dos riscos e das milhares de mortes durante a travessia.

Este acordo, cuja duração de validade é de três anos renováveis, foi rubricado a algumas horas da abertura da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) em Malta consagrada essencialmente à imigração e asilo e que visa encerrar a rota migratória entre a Líbia e Itália.

O acordo envolve oito pontos, nomeadamente o compromisso das duas partes de controlar as suas costas (para a Líbia) e ajudar a controlar a fronteira sul (para Itália).

O protocolo entre Itália e Líbia precisa que a ação na região mediterrânica vai agora começar e que ela é coletiva, sublinhando que Itália vai apoiar as instituições de segurança e as províncias afetadas pela imigração clandestina na Líbia.

Segundo o memorando, Itália vai ocupar-se das tarefas de formação e do fornecimento de equipamentos e de assistência aos guardas costeiros líbios, como drones para controlar a fronteira, a manutenção de 12 barcos líbios que está em curso, bem como a promoção das energias renováveis na Líbia, as infraestruturas, a saúde, o transporte e o apoio ao desenvolvimento dos recursos humanos.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 3fev2017