Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Itália analisam possibilidade de emissão de vistos Shengen a Líbios

Tripoli- Líbia (PANA) -- O secretário para os Assuntos Europeus no Comité Popular Geral (Ministério) líbio das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Abdelati Labidi, reuniu-se quarta-feira em Tripoli com a presidente da Comissão do Parlamento italiano encarregue da Aplicação do Acordo Schengen e Controlo da Emigração, Marguerita Boniver, para analisar a possibilidade de emissão do visto Schengen em 48 horas para cidadãos líbios.
O encontro permitiu examinar o apoio da Italia à Líbia para a conclusão e a aceleração do acordo-quadro de cooperação e parceria entre o país do Magrebe e a COmissão Europeia.
Os dois responsáveis abordaram também o fenómeno da emigração clandestina e as dificuldades encontradas pela Líbia por causa desta situação.
Boniver saudou o nível de desenvolvimento atingido pelas relações de cooperação entre os dois países, nomeadamente após a assinatura, a 30 de Agosto de 2008, do seu tratado de amizade e cooperação que permitiu fechar o passado e abrir uma nova página de amizade, cooperação e parceria entre os povos líbio e italiano.
A presidente da Comissão do Parlamento Italiano efectua actualmente uma visita à Líbia à frente duma delegação parlamentar do seu país.