Agência Panafricana de Notícias

Líbia é fator de perturbação na região de Mediterrâneo, diz Itália

Tunis, Tunísia (PANA) - A Líbia constitui um fator de perturbação de toda a região do Mediterrâneo e uma potencial plataforma para o desencadeamento de atividades terroristas contra campos de abastecimento de energia'.

Este alerta consta de um relatório dos serviços de informações italianos baseado em informações do ano transato enviado ao Parlamento italiano sexta-feira última.

A Líbia é também um país sensível para a migração clandestina na região do Mediterrâneo e a situação na Líbia pode representar uma ameaça direta para a Itália, lê-se no documento.

Comentando este relatório, a Alta Representante da União Europeia (UE) para Assuntos Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mongherini, considerou que o terrorismo é um verdadeiro perigo para a Itália.

Por sua vez, o ministro italiano do Interior, Angelino Alfao, apelou à comunidade internacional para apoiar a Itália e assumir suas responsabilidades em relação à situação na Líbia.

Do seu lado, o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Paolo Gentiloni, afirmou, durante um discurso perante o Conselho de Representantes, sexta-feira última que ''a Itália está pronta para desempenhar o seu papel na Líbia" no quadro das Nações Unidas.

-0- PANA AD/IN/TBM/DIM/DD 28fev2015