Agência Panafricana de Notícias

Líbia e UE assinam acordo sobre luta contra emigração clandestina

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia e a União Europeia (UE) assinaram um acordo sobre a luta contra a emigração clandestina intitulado", anunciou neste fim de semana o site do jornal líbio "a Líbia Futuro".

O acordo assinado quinta-feira em Madrid (Espanha) no quadre dum projeto de formação dos elementos dos países africanos e mediterrâneos destinado a lhes dar competências para o controlo das fronteiras terrestres e marítimos, de acordo com a onte.

O contrato é o corolário de um outro rubricado em 2006 entre os países das duas margens do Mediterrâneos, disse a fonte.

Graças ao acordo adotado pela Commission Europea, o projeto de luta contra a emigração clandestina será desenvolvido nos próximos três anos em colaboração com a Espanha, a Itália, França , a Grécia , Malta, Chipre e Portugal, ao passo que a Argélia, a Tunísia e o Egito poderão aderir ao acordo em 2014.

O acordo prevê a formação de guardas costeiras, a organização de patrulhas e o controlo das fronteiras terrestres líbias e dos países da África do Norte.

Também segue-se ao projeto ‘’Atlantico-jumento do Mediterrâneo’’, que permitiu baixar o fluxo de emigrantes clandestinos de África para a Europa de 31 mil em 2006 para três mil e 500 em 2012.

-0- PANA AD/IN/DD 20setembro2013