Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Tunísia reforçam cooperação em luta contra crime organizado

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia e a Tunísia decidiram, quarta-feira, em Tripoli, no termo da segunda reunião da Comissão Mista sobre as questões de segurança líbio-tunisina, promover a sua cooperação no domínio da luta contra o crime organizado.
A ata desta reunião rubricada pelo secretário do Comité Popular Geral Líbio (ministro) da Segurança Pública, Abdelfateh Younes Labidi, e pelo ministro tunisino do Interior, Rafik Bel Hadj Kacem, sublinha igualmente a importância de realizar reuniões periódicas e contínuas entre os responsáveis da segurança dos dois países para lutar contra o crime organizado e o tráfico de estupefacientes.
O documento sublinha também a necessidade de trabalhar para a promoção e a consolidação dos sistemas relativos às disposições de controlo e de segurança das fronteiras e dos postos fronteiriços terrestres, marítimos e aéreos para impedir as infiltrações.
O acordo envolveu igualmente as trocas de informações e de perícias entre os órgãos interessados nos dois países, a importância de trocar as informações urgentes relativas às atividades de crime organizado e o reforço das capacidades práticas e científicas do pessoal.
O documento sublinha a necessidade de ativar a cooperação entre os órgãos de segurança especializados nos dois países para lutar contra os diferentes fenómenos criminais, a troca de informações oficiais, os documentos de viagem, os procedimentos e as técnicas utilizadas e as redes que praticam estas falsificações.
As duas partes decidiram também trocar informações sobre os veículos roubados ou objeto de tráfico nos dois países, bem como a troca de experiências e de visitas entre o pessoal deste domínio e a intensificação da cooperação entre os escritórios a Polícia Internacional (Interpol) na Tunísia e na Líbia.
A Comissão Mista de Segurança Líbio-Tunisina decidiu promover a cooperação entre as duas partes no domínio da luta contra os estupefacientes e as substâncias psicotrópicas visto que foi previsto consolidar a cooperação entre eles neste domínio bem como no setor da circulação de pessoas e a luta contra infliltração, a emigração clandestina, a formação e a proteção civil.
As duas partes decidiram também aprovar as atas das reuniões precedentes relativas às equipas de trabalho de luta contra os fenómenos criminais bem como a adoção dos documentos sobre as equipas de trabalho comum no domínio da proteção civil além do encontro do grupo de trabalho sobre a formação assinadas em Tripoli.