Agência Panafricana de Notícias

Líbia e ONU melhoram comunicação e coordenação com vista a eleições

Trípoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio de Unidade Nacional acaba de se reunir com a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) para melhorarem a comunicação e coordenação com vista às eleições na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.

O ministro de Estado para a Comunicação e Assuntos Políticos do Governo líbio de unidade nacional, e chefe da equipa governamental encarregue de comunicar com a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Walid al-Lafi, reuniu-se com uma equipa de avaliação das necessidades eleitorais afeta ao Departamento das Nações Unidas para o Apoio às Eleições para melhorar a comunicação e coordenação a fim de facilitar a organização destes escrutínios no país.

A reunião realizada em Trípoli abordou igualmente os meios de apoio e coordenação para organizar e melhorar as bases de dados com organizações internacionais especializadas, a fim de reforçar e consolidar as capacidades nos domínios do planeamento da segurança pública e da segurança das eleições.

Também versou sobre as etapas e medidas mais importantes tomadas pelo Comité Ministerial de Apoio e Execução das Eleições, formado pelo Governo líbio para fornecer todos os meios de apoio à Alta Comissão Nacional Eleitoral a fim de completar esta agenda eleitoral.

Decidiram também reforçar a comunicação com as plataformas internacionais a fim de combater discursos de ódio e informações enganosas para alcançar um ambiente mais seguro na imprensa.

Também sublinharam a necessidade de reforçarem as técnicas de votação eletrónica, assegurarem a sua vigilância e beneficiarem das experiências internacionais mais importantes nesta matéria, segundo um comunicado emitido pela plataforma governamental Hakomitna.

A parte onusina elogiou os esforços do Governo líbio, especialmente em matéria de segurança pública, e expressou a sua disposição a fornecer um suporte técnico em todas as áreas abordadas, de acordo com a mesma fonte.

No início de maio último, o primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, apelou ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, para que enviasse uma equipa onusina à Líbia a fim de apoiar os esforços do Governo líbio para organizar eleições.

-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/DD 07junho2023