Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Níger ativam acordo sobre regulamentação de emprego

Tripoli, Líbia (PANA) - O encarregado de negócios da embaixada do Níger na Líbia,  Khaled Jibou Mokhtar, saudou os esforços envidados pelo Governo líbio dr Unidade Nacional para regular o mercado do trabalho, soube a PANA de fonte oficial.

O diplomata nigerino fez estes elogios durante uma reunião decorrida quarta-feira última em Tripoli, entre ele e o ministo líbio do Trabalho e Reinserção,  Ali Al-Abed Al-Rida.

Nessa ocasião, Mokhtar manifestou o compromisso do seu país em respeitar a soberania líbia e a legislação aplicável, expressando a plena disposição  do  Niger a cooperar com as autoridades líbias competentes para garantirem a regulamentação legal da presença dos trabalhadores nigerinos nesse país, preservando os seus direitos e aderindo às leis conexas.

As duas partes afirmaram o seu compromisso comum em prosseguir a coordenação  e a consulta a fim de garantir a execução efetiva dos acordos concluídos, contribuindo assim para o reforço da cooperação  no setor do trabalho e do emprego.

Com este encontro, os dois países reforçam a cooperação bilateral e servem interesses mútuos.

Al-Rida e Mokhtar examinaram os procedimentos de regulamentação dos trabalhadores nigerinos na Líbia e a regulamentação do seu estatuto em conformidade com as leis líbias em vigor.

Asseveraram que isto contribuirá para regular o mercado do trabalho, proteger os direitos de todas as partes, isto é, trabalhadores e empregadores, e respeitar a regulamentação em vigor, segundo um comunicado do Ministério líbio do Trabalho.

O encarregado de negócios da embaixada do Níger na Líbia, saudou os esforços envidados pelo Ministério líbio do Trabalho e Reinserção para regular o mercado do trabalho.

Manifestou o compromisso do seu país em respeitar a soberania líbia e a legislação aplicável, expressando a plena disposição  do  Niger a cooperar com as autoridades líbias competentes para garantir a regulamentação legal da presença dos trabalhadores nigerinos nesse país, preservando os seus direitos e aderindo às leis conexas.

As duas partes afirmaram o seu compromisso comum em prosseguir a coordenação  e a consulta a fim de garantir a execução efetiva dos acordos concluídos, contribuindo assim para o reforço da cooperação entre os dois países no setor do trabalho e do emprego.

-0- PANA BY/IS/SOC/DD 06agosto2025