Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Grã-Bretanha rubricam acordo no domínio de inquéritos criminais

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro líbio do Interior, Fathi Ali Bachagha, e o embaixador britânico na Líbia, Frank Baker, assinaram quinta-feira um memorando de acordo de segurança sobre a cooperação em matéria de inquéritos criminais, indica um comunicado do Ministério líbio do Interior.

O acordo regula a cooperação e a coordenação entre o órgão de investigações criminais no Ministério líbio do Interior e a Agência Britânica de Luta contra o Crime, precisa a mesma fonte.

O memorando inclui a promoção de mecanismos do órgão de investigações criminais na Líbia através de aulas de formação e do apoio às capacidades líbias de luta contra a criminalidade com utilização de técnicas e sistemas modernos.

O acordo comporta igualmente a troca de experiências e a cooperação entre a Líbia e a Grã-Bretanha.

Este memorando foi assinado numa altura em que o presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez Al-Sarraj, se comprometeu, numa entrevista à BBC, que ele entregará às autoridades britânicas Hichem Labidi, o irmão do terrorista kamikaze de Manchester, em Londres.

Em março de 2017, Abdessalam Kajman, vice-presidente do Conselho Presidencial do Governo de Reconciliação Nacional, decidiu com o conselheiro político da Embaixada britânica na Líbia, Tom Kudrington, trocar experiências e promover a cooperação entre os dois países a fim de realizar a segurança e a estabilidade na Líbia.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 15nov2018