Agência Panafricana de Notícias

Líbia cria Célula de gestão de crise para garantir segurança de Tunisinos raptados na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro do Interior do Governo líbio da União Nacional, Fathi Bachagha, ordenou, neste sábado, a criação duma célula de gestão de crise no país, soube a PANA neste sábado de fonte segura em Tripoli.

Segundo um comunicado divulgado, sábado, Bashagha autorizou a Célula a tomar todas as medidas urgentes e efetuar os contactos necessários para garantir a segurança das pessoas sequestradas e a sua libertação imediata e incondicional.

O ministro pediu igualmente aos responsáveis da Célula para contactar a parte tunisina e mantê-la informada sobre a evolução da situação.

Por outro lado, o ministro do Interior advertiu das consequências destes atos ilegais, que põem em perigo a segurança dos civis e prejudicam os interesses nacionais dos Líbios.

Expressou a sua preocupação com a segurança de todos os estrangeiros na Líbia.

A decisão da criação desta célula segue-se ao sequestro, quarta-feira última, de 14 cidadãos tunisinos na cidade de Zaouia, a 55 quilómetros a oeste de Tripoli, e à instauração do Estado de emergência na regiões em questão.

Os 14 cidadãos tunisinos foram raptados por um grupo armado na cidade de Zaouia, enquanto se deslocavam ao seu local de trabalho, uma refinaria de petróleo.

Os sequestradores condicionam a sua soltura à dum cidadão líbio detido na Tunísia.

-0- PANA BY/JSG/CJB/DD 16fev2019