Agência Panafricana de Notícias

Líbia condena ataque terrorista na Rússia

Trípoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio de Unidade Nacional condenou o ataque terrorista contra que teve um centro comercial em Moscovo, a capital russa, que fez dezenas de civis mortos e feridos, soube a PANA de fonte oficial.

Num comunicado divulgado sábado último, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia reiterou a sua rejeição relativamente a todas as formas de atos terroristas contra civis pacíficos, expressando simpatia e compaixão ao povo russo e às famílias das vítimas, apresentanto ao mesmo tempo as suas condolências ao Governo russo.

Pelo menos 133 pessoas morreram num tiroteio a que se seguiu um grande incêndio na noite de sexta-feira última numa sala de concertos, sito num subúrbio de Moscovo, segundo a mesma fonte.

um incidente foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O Kremlin (palácio presidencial russo) anunciou a detenção de 11 pessoas, incluindo quatro autores diretamente envolvidos no ataque, salientando que o Serviço de Segurança Federal está a trabalhar para identificar os cúmplices dos agressores.

O ISIS /Estado Islámico) assumiu a responsabilidade pelo ataque, afirmando, num comunicado publicado no jornal “Telegram”, que os seus combatentes “atacaram uma grande concentração nos arredores da capital russa, Moscovo”, antes de se retirarem do local para as suas bases, com plena  segurança.

As autoridades russas disseram que homens armados abriram fogo durante um show de rock no Crocus City Concert Hall (sala de concertos em apreço) e incendiando o local.

-0- PANA BY/IS/SOC/DD 24março2024