Agência Panafricana de Notícias

Líbia com défice de produção elétrica de dois mil megawatts

Tripoli, Líbia (PANA) – As necessidades da Líbia em eletricidade estão avaliadas em sete mil megawatts, enquanto a produção disponível atualmente é de cinco mil megawatts, segundo o diretor executivo da Empresa Geral de Eletricidade, Oussam al-Saaiti.

Numa intervenção domingo à noite na cadeia « Libya Tvé”, al-Saaiti indicou que as centrais elétricas não funcionam na sua plenitude e que a conexão elétrica com o Egito e a Tunísia foi suspensa devido à acumulação da dívida para com estes dois países.

A dívida para com a Tunísia atingiu cinco milhões de dólares americanos e para o Egito 18 milhões de dólares, segundo al-Saait, o que explica a interrupção da conexão com estes dois países.

No sábado último, a capital líbia, Tripoli, ficou inteiramente mergulhada na escuridão na sequência duma suspensão da eletricidade, que se alargou às cidades da região ocidental.

Manifestantes incendiaram pneus e ergueram barricadas nas zonas leste e centro de Tripoli para protestar contra a interrupão do abastecimento elétrico.

A Empresa Geral Líbia de Eletricidade advertiu dos riscos de ver o país entrar num estado de avaria total de eletricidade, se se mantiver o encerramento da válvula principal da linha de gás da estação de Zawiya de abastecimento.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 16jan2017