Agência Panafricana de Notícias

Líbia bebe experiência da Túnisia em termos de assuntos sociais

Túnis, Tunísia (PANA) - A Líbia deseja beber a experiência da Tunísia no domínio do emprego e da segurança social, em especial para pessoas com mobilidade reduzida (deficientes físicos), anunciou terça-feira em Túnis o ministro líbio dos Assuntos Sociais, Al Mahdi Al Amin.

O governante líbio fez esta declaração à margem de à margem da 46.ª Conferência Árabe sobre o trabalho, que decorre no Cairo desde domingo último, com o término previsto para domingo próximo, indica um comunicado do ministério tunisino dos Assuntos Sociais.

Citado neste documento o governante líbio salientou os progressos realizados pela Tunísia nesta matéria.

Por sua vez, o ministro tunisino dos Assuntos Sociais, Mohamed Trablesi, fez uma exposição sobre o programa de reforma social lançado pelo seu pelouro, nomeadamente a luta contra a pobreza, reforço da segurança social e o diálogo social.

Afirmou a disponibilidade do seu departamento para prestar apoio técnico à Líbia.

Para o efeito, uma sessão de trabalho entre os serviços técnicos dos ministérios dos Assuntos Sociais dos dois países terá lugar brevemente para examinar precisamente as áreas de cooperação bilateral no campo social, lê-se na nota.

As duas partes também concordaram em trocar experiências e organizar sessões de treino conjuntas em ambos os países, acrescenta a mesma fonte.

A Conferência Árabe do Trabalho reúne 16 ministros árabes do Trabalho, entidades patronais, organizações de trabalhadores, a Secretaria Geral da Liga dos Estados Árabes, representantes de organizações internacionais e árabes, sindicatos profissionais e várias figuras árabes proeminentes no campo do desenvolvimento económico e social, assinala-se.

O programa da 46.ª Conferência Árabe do Trabalho inclui intercâmbios sobre a implementação de acordos e recomendações sobre o trabalho, um relatório do diretor-geral da Organização Árabe do Trabalho sobre a relação entre o trabalho e exigências do desenvolvimento sustentável, indica-se.

O papel da economia azul e da tecnologia moderna na integração das pessoas com mobilidade reduzida no mercado de trabalho e a distinção das economias árabes promissoras figuram igualmente entre os pontos agendados.

-0- PANA YY/IN/IS/JSG/CJB/DD  16abril2019