Agência Panafricana de Notícias

Líbia aposta na luta contra milícias e grupos terroristas em seu território

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia expôs segunda-feira a situação prevalecente no seu território, nomeadamente a luta contra milícias e grupos terroristas, particularmente a organização Daech (Estado Islâmico), anunciou no mesmo dia o chefe de Estado-Maior do Exército nacional líbio, Abdelrazak al-Nadhouri.

O anúncio foi feito à imprensa no final de um encontro com os seus colegas dos países membros do Grupo 5 5 (França, Itália, Portugal, Espanha, Malta, por um lado e, por outro, e Tunísia, Argélia, Marrocos, Mauritânia e Líbia, no quadro da 7ª reunião desta organização mediterrânica decorrida na Tunísia.

Disse que o encontro versou ainda sobre o terrorismo, a emigração clandestina e o crime transfronteiriço na região e na Líbia, bem como sobre os meios de luta contra estes flagelos.

O objetivo desta reunião é reforçar os dispositivos operacionais postos à disposição dos países aderentes ao grupo 5 5 e alcançar um meio unificado que permita aos países membros fazerem face a estes crimes organizados.

O general Al-Nadhouri afirmou que a sétima reunião do Grupo 5 5 decorreu sob a presidência da Tunísia, com a participação dos chefes das Forças Armadas dos países membros desta instituição.

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/DD 13out2015