Agência Panafricana de Notícias

Líbia apela a sudaneses para renunciarem ao conflito

Tripoli, Líbio (PANA) - A Líbia apelou a todas as partes sudanesas para tomarem medidas a fim de protegerem civis, renunciarem ao conflito e retomarem o diálogo para a defesa do Sudão, soube a PANA de fonte oficial.

O apelo foi lançado sábado último, num comunicado publicado no último fim de semana, pelo Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Governo de Unidade Nacional.

Neste documento, a Líbia disse acompanhar os "eventos infelizes" que se passam em Cartum, a capital sudanesa, após a eclosão, nesse sábado, dos confrontos armados.

Todavia, exortou as partes sudanesas em conflito para darem prioridade aos interesses do povo sudanês poupando-lhe a morte e a destruição.

No mesmo contexto, apelou à comunidade líbia residente na capital sudanesa e em todas regiões deste país para serem muito prudentes, seguindo instruções das instituições de proteção e socorros, no que à gestão das repercussões dos confrontos diz respeito, quer em Cartum quer noutras regiões do país.

De acordo com o comunicado, uma equipa de acompanhamento já criada prossegue com os seus trabalhos em coordenação com a Presidência da República líbia a fim de fornecer prestar serviços necessários, incluindo a evacuação dos líbios residentes em Cartum, se a situação no terreno o exigir.

Violentos confrontos opuseram sábado em Cartum, as Forças Paramilitares de Apoio Rápido (rebelião) ao Exército Nacional.

Segundo um primeiro balanço, três pessoas morreram durante os combates de sábado mas até domingo este número subiu para 56 civis mortos.

O grupo paramilitar tomou o controlo do Palácio Presidencial e do Aeroporto de Cartum, segundo a mesma fonte.

Militares do general Fattah al-Burhane (chefe da junta no poder no Sudão desde o golpe de Estado de 2021 contra o então Presidente ditador, Omar el-Bechir), e paramilitares do general Mohamed Hamdane Daglo enfrentaram-se, de novo, domingo em Cartum, numa luta pelo poder entre os dois chefes no comando do Sudão.

-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 15abril2023