Agência Panafricana de Notícias

Líbia adverte navios europeus contra entrada sem permissão em suas águas territoriais

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo interino líbio advertiu terça-feira os países europeus que atacará quaisquer navios seus que entrarem nas suas águas territoriais, sem permissão, indica uma declaração à imprensa líbia.

As ameaças do Governo líbio seguem-se ao lançamento pela União Europeia (UE) da primeira fase da sua operação naval contra traficantes de migrantes no Mar Mediterrâneo, lê-se neste documento que cita Saghr al-Jarouchi, comandante da Força Aérea líbia.

Al-Jarouchi afirmou que as tropas do seu país alvejarão qualquer navio que se aventurar nas águas nacionais líbias, sem coordenação prévia com as autoridades do país.

Este aviso surge após a aprovação, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros europeus, na segunda-feira, do lançamento desta operação naval para lutar contra operações do tráfico de seres humanos avaliados em milhares de migrantes provenientes da Líbia rumo às costas europeias por via marítima correndo imensos riscos.

A operação naval europeia será limitada a esta fase de recolha de informações, visto que a Europa ainda não recebeu o mandato das Nações Unidas para levar a cabo um empreendimento desta envergadura nem a aprovação do Governo interino líbio.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 24junho2015