Agência Panafricana de Notícias

Líbia adere ao Plano Quadrienal de Luta Anti-acridiana na Argélia

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma delegação líbia participa, desde segunda-feira em Oran, na Argélia, num seminário regional de formação sobre a luta antiacridiana, destinado a elaborar um Plano Quadrienal de Luta Antiacridiana na sub-região, anunciou uma fonte do ministério líbio da Agricultura.

Um novo documento de planificação regional, que cobrirá o período 2019-2022, deve ser elaborado no termo deste encontro de dois dias, segundo a mesma fonte que cita um comunicado da Comissão de Luta contra o Gafanhoto Peregrino na Região Ocidental (CLCPRO), sob a supervisão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O Plano deve ser aprovado pelos países-membros da Comissão sobre o Gafanhoto Peregrino, designadamente a Líbia, a Argélia, o Burkina Faso, o Mali, Marrocos, a Mauritânia, o Níger, o Senegal, o Tchad e a Tunísia.

Segundo o comunicado, “o gafanhoto peregrino é nocivo e causador de graves danos à produção agrícola e pastoril quando invade uma região, pois ele provoca enormes perturbações sociais, económicas e ambientais".

A Comissão de Luta contra o Gafanhoto Peregrino na Região Ocidental de África apoia-se numa estratégia preventiva eficaz reconhecida pela comunidade internacional, única e duraroura, elaborada para proteger a saúde humana e ambiental, acrescentou a CLCPRO.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 5fev2019