Agência Panafricana de Notícias

Líbia acusa Conselho de Segurança de minar esforços contra terrorismo

Tripoli, Líbia (PANA) – O Comité de Sanções do Conselho de Segurança da ONU está determinado a vetar o armamento do Exército líbio, minando os esforços envidados pelo Governo na luta contra o terrorismo e pelo alargamento da sua autoridade em todo o território líbio, denunciou o seu representante permanente junto das Nações Unidas, Ibrahim Dabbachi.

Numa entrevista concedida ao jornal egípcio « Al Watan », retomada segunda-feira pela imprensa líbia, Dabbachi indicou que o Conselho de Segurança se recusa a armar o Exército líbio antes da formação dum Governo de União Nacional, mesmo que a organização terrorista Daech (Estado Islâmico) ocupe toda a parcela da Líbia e mesmo em caso de uma catástrofe humanitária além do que o povo líbio já vem a sofrer.

O delegado líbio aconselhou que a situação atual na Líbia deve ser encarada muito sensata e prudentemente, pois ela pode, a qualquer momento, transformar-se numa guerra civil.

“Eu excluía isso, mas a situação mudou com o tempo e a Líbia precisa duma atitude decisiva para pôr termo ao que está a ocorrer no país”, disse.

Dabbachi notou, na sua declaração, que se « deve resolver a questão do desarmamento das milícias armadas que querem fazer entrar a Líbia num círculo vicioso ».

-0- PANA BY/BEH/IBA/FK/IZ 25ago2015