Agência Panafricana de Notícias

Libertados manifestantes da oposição no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – As autoridades sudanesas libertaram os filhos do antigo primeiro-ministro sudanês (cinco meninas e um rapaz), Sadiq Al-Mahdi, e 13 militantes da oposição detidos durante uma manifestação pacífica em Cartum, a capital, para exigir a libertação do líder do Partido Nacional Umma (NUP, sigla em inglês).

A imprensa local relatou, sábado, que os manifestantes reclamavam também pela libertação do chefe do Partido do Congresso Sudanês, Ibrahim al-Sheikh, e de outros detidos.

Todavia, segundo a mesma fonte, os outros militantes continuam detidos.

O vice-presidente do NUP, Fadlullah Burmah Nassir, denunciou a repressão exercida pelas autoridades, notando que estas detenções violam a liberdade de expressão prometida pelo Presidente Omar Al-Bashir com vista a abrir a via ao diálogo nacional proposto pelo Governo para encontrar soluções à crise económica, de segurança e política, no país.

Al-Mahdi foi detido, há três semanas, por ter criticado o comportamento das Forças de Intervenção Rápida em Darfur e no Kordofan-Sul, à semelhança de Al-Sheikh, também preso pelo mesmo motivo.

Os dois líderes da oposição foram acusados de crimes passíveis da pena de morte.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/CJB/IZ 14junho2014