Agência Panafricana de Notícias

Liberiano hospitalizado nos Estados Unidos por Ébola transitou por Bruxelas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Liberiano infetado pelo vírus de Ébola e que está hospitalizado nos Texas, nos Estados Unidos, transitou pelo aeroporto de Zaventem, em Bruxelas (Bélgica) donde apanhou o voo para os Estados Unidos, soube a PANA de fonte aeroportuária.

A Brussels Airlines e a Royal Air Maroc são as únicas companhias aéreas que ainda voam para os países da África Ocidental afetados pelo vírus de Ébola, enquanto todas as outras suspenderam os seus voos para esta região.

Num comunicado, o Ministério belga da Saúde tranquilizou a população, afirmando que o paciente "não era sintomático" durante a viagem, de Monróvia para Texas via Bruxelas, pelo que estava excluída qualquer contaminação de passageiros e do pessoal aéreo.

Não foi instaurado nenhum inquérito sobre os passageiros nem sobre o pessoal aéreo.

A nota reitera que o Liberiano doente não apresentou sintomas de febre no momento do embarque em Monróvia, e não podia desenvolver a patologia em oito horas de voo, da capital da Libéria a Bruxelas, sendo de 21 dias o período de incubação do vírus do Ébola.

Com efeito, a Brussels Airlines sublinhou num comunicado que ela mantém os seus voos para as capitais dos países afetados pelo Ébola, nomeadamente Monróvia (Libéria), Conakry (Guiné) e Freetown (Serra Leoa).

Até ao presente, das seis mil pessoas contaminadas pelo vírus de Ébola três mil morreram das quais dois mil Liberianos, segundo as cifras da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar dos tratamentos indiciados há mais de 48 horas, o doente liberiano internado nos Texas está num estado crítico, soube-se de fonte segurança.

-0- PANA AK/BEH/SOC/FK//Z 3out2014