Agência Panafricana de Notícias

Lendário do futebol sul-africano Neil Tovey vítima de crise cardíaca

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O lendário do futebol sul-africano, Neil Tovey, está entre a vida e a morte depois de sofrer uma crise cardíaca domingo.

O ex-defesa de 53 anos, capitão da equipa sul-africana que venceu o seu único título no Campeonato Africano das Nações (CAN), em 1996, treinava perto da sua casa de Durban quando ele caiu.

Ele foi evacuado com urgência para um hospital de Hillcrest onde o seu estado é julgado crítico. O seu irmão Mark Tovey declarou que os médicos estão a fazer tudo para o estabilizar. Em fevereiro de 2015, Tovey foi vítima duma crise cardíaca quando ele jogava squash.

O presidente da Federação Sul-Africana de Futebol, Danny Jordaan, declarou-se consternado desejando-lhe rápidas melhoras.

Durante a sua carreira, ele jogou nos clubes Amazulu e Kaizer Chiefs. Teve 52 seleções pela África do Sul e vestiu por 29 vezes o braçal de capitão da equipa nacional.

O episódio mais notável da sua carreira foi quando o Presidente Nelson Mandela lhe entregou o troféu do CAN, em Ellis Park, em Joanesburgo, sinal de que a África do Sul estava de regresso à cena internacional após várias décadas de isolamento desportivo devido ao apartheid.

-0- PANA CU/MA/FJG/JSG/FK/IZ 17out2016