Agência Panafricana de Notícias

Kuwait reabre embaixada na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio, Fayez al-Sarraj, anunciou quarta-feira ter decidido com o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al Jaber Al Sabah, reabrir a Embaixada do Kuwait para trabalhar na Líbia e contribuir para a reconstrução do país.

Um comunicado oficial indica que Al-Sarraj decidiu com o emir Al Sabah que o representante do Estado do Kuwait no Conselho de Segurança das Nações Unidas adote a visão do Governo líbio e garanta a coordenação com a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia, indicou a mesma fonte.

Aordaram igualmente sobre o Fundo de Desenvolvimento do Kuwait para os programas de reconstrução e projetos de serviços na Líbia, além da comunicação com o Fundo de Desenvolvimento Árabe com vista a contribuir para estes programas.

O responsável líbio exprimiu o seu reconhecimento pelo papel desempenhado pelo Kuwait no apoio ao povo líbio na circunstâncias excecionais que conheceu e a sua aspiração a desenvolver relações de cooperação bilaterais entre os dois países e a estabelecer relações entre a Líbia e o Kuwait.

Segundo a mesma fonte, a reunião permitiu passar em revista a situação política na Líbia e os meios de desenvolver as relações de cooperação entre os dois países. As duas partes constataram ainda que as intervenções estrangeiras negativas contribuíram para atiçar a crise líbia.

Al Sarraj chegou quarta-feira ao Kuwait para uma visita oficial, onde foi recebido pelo primeiro-ministro Al-Jaber Moubarak Al Hamad Al Sabah.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 05dez2018