Agência Panafricana de Notícias

Kamikaze mauritano perpetra atentado contra Missão da ONU no Mali

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Abdallah Ould El Houzeifa El Housni, alcunhado « Printemps de Chinguetti », de nacionalidade mauritana, seria o autor do atentado com carro armadilhado perpetrado sexta-feira à noite contra as forças da Missão da ONU no Mali (MINUSMA) em Kidal, no norte do Mali, segundo a agência privada mauritana de notícias “Al Akhbar”.

Este ataque foi reivindicado pelo grupo islamista maliano Ansar Dine e fez várias vítimas, nomeadamnte soldados da MINUSMA oriundos da Guiné Conakry.

Abdallah El Housni seria o primeiro terrorista não maliano a perpetrar um atentado no Mali por conta do movimento terrorista Ansar Dine.

Citando fontes próximas do mesmo grupo, a agência privada mauritana revela « os dirigentes do movimento encaravam há algum tempo encarregá-lo para perpetrar um atentado com carro armadilhado contra a MINUSMA ».

Este terrorista mauritano juntou-se ao movimento jihadista ativo no norte do Mali durante a sua ocupação pelos movimentos islamitas entre março de 2012 e janeiro de 2013.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/TON 15fevereiro2016