Agência Panafricana de Notícias

Kadafi e Goodluck Jonathan analisam marcha da UA e da CEN-SAD

Tripoli, Líbia (PANA) – O guia líbio Muamar Kadafi recebeu quarta-feira à noite, em Tripoli, o general Djibo Salou, presidente do Conselho Supremo para a Restauração da Democracia (CSRD), junta militar no poder no Níger, com que falou da marcha da União Africana (UA) e da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), bem como de outros assuntos africanos de interesse comum.

Durante este encontro, o Presidente nigerino renouvou, segundo uma fonte oficial líbia, a sua consideração e a do povo nigerino dos esforços e iniciativas do guia Kadafi que culminaram na instauração da paz e da estabilidade em todo o Níger.

Segundo a mesma fonte, o general Salou Djibo sublinhou igualmente o orgulho do seu país e de todos os seus atores populares e políticos para a segurança, a paz e a concórdia de que goza hoje o povo nigerino graças aos esforços do líder líbio na sua qualidade de Alto Medianeiro Permanente da Paz e Segurança no espaço da CEN-SAD.

O general Salou reiterou igualmente a disponibilidade do seu país de trabalhar sem parar com vista a consolidar as suas relações com a Líbia em várias áreas.

O guia Muamar Kadafi recebeu, a 7 de fevereiro corrente em Tripoli, uma delegação de atores políticos do Níger da qual fizeram parte Mahamadou Issoufou, vencedor da primeira volta da eleição presidencial de 31 de janeiro último, Hama Amadou e Moussa Djermakoye, candidatos à eleição presidencial neste país africano.

Os resultados globais da primeira volta da eleição presidencial de 31 de janeiro último colocaram o opositor histórico Mahamadou Issoufou, candidato do Partido Nigerino para a Democracia e o Socialismo (PNDS-Tarraya), à frente do escrutínio presidencial com 36,06 porcento dos votos. seguido pelo candidato do Movimento Nacional para a Sociedade de Desenvolvimento (MNSD-Nassara), Seini Oumarou, que recolheu 23,24 porcento, segundo a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

A segunda volta da eleição presidencial nigerina está prevista para 12 de março próximo, indica-se.

-0- PANA BY/FA/JSG/IBA/CJB/DD 10fev2011