Agência Panafricana de Notícias

Justiça zimbabweana trava manifestação da oposição em Harare

Harare, Zimbabwe (PANA) – O Alto Tribunal do Zimbabwe rejeitou um pedido do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), principal partido da oposição, para a anulação da interdição pela Polícia de uma manifestação sua programada para esta sexta-feira.

Quinta-feira à noite, a Polícia anunciou a interdição desta manifestação alegadamente para evitar que ela degenerasse em perturbação da ordem pública.

Esta decisão levou o MDC a interpor urgentemente junto do Tribunal um pedido de anulação desta interdição.

Contudo, o juiz Joseph Musakwa, que presidiu à audição, indeferiu a solicitação e julgou que o MDC deveria dirigir o seu pedido a um tribunal de primeira instância.

Durante a audiência, a Polícia argumentou que não dispunha de efetivos suficientes para enquadrar uma eventual manifestação.

Depois da decisão do tribunal de indeferir o pedido do MDC, o vice-presidente do MDC, Tendai Biti, anunciou que o seu partido anulava a manifestação prevista para Harare, a capital.

Mas acrescentou que o partido mantinha as outras manifestações previstas para próxima semana próxima, em Bulawayo (segunda-feira), Gweru (terça-feira), Masvingo (quarta-feira) e Mutare (quinta-feira).

-0- PANA TZ/MA/NFB/TBM/MAR/IZ 16ago2019