Agência Panafricana de Notícias

Justiça santomense inicia julgamento do caso STP Trading

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Tribunal da primeira instância de São Tomé e Príncipe inicia a 19 deste mês o julgamento do Caso STP Trading, no qual três empresários santomenses são acusados de corrupção e gestão danosa na utilização do crédito de cinco milhões de dólares americanos para o abastecimento do mercado com produtos alimentares, soube a PANA de fontes oficial.

Segundo a imprensa santomense, o tribunal da primeira instância remeteu com data de cinco deste mês um ofício à Assembleia Nacional, pedindo o levantamento de imunidade parlamentar a um dos acusados, o deputado Delfim Neves, secretário-geral do PCD (Partido de Convergência Democrática).

São também arguidos neste processo Osvaldo Vera Cruz Santana e Armando Fernandes Pires Correia que, juntamente com Delfim Neves, estarão no debate instrutório com início previsto às 09:00 horas locais.

A primeira comissão especializada da Assembleia Nacional reuniu-se quarta-feira para analisar o pedido de comparência do tribunal de primeira instância, mas os resultados deste encontro ainda não são conhecidos.

Em 2008 o governo brasileiro concedeu ao estado santomense um crédito de cinco milhões de dólares destinados ao sector privado.

Tratava-se de um crédito aos comerciantes isento de juros, amortizável em quatro anos para o abastecimento ao mercado com produtos da primeira necessidade no mercado brasileiro.

Apesar de ter sido um crédito privado o governo são-tomense, assumiu a responsabilidade pelo seu reembolso.

O dinheiro foi mal gerido, as mercadorias compradas no mercado brasileiro chegaram ao arquipélago grande parte delas deterioradas ou prestes a deteriorado.

Três principais responsáveis da sociedade STP Trading que assumiram a liderança das compras foram acusados de corrupção e gestão danosa.


-0- PANA RMG/IZ 13julho2012