Agência Panafricana de Notícias

Junta exige partida de tropas francesas no Níger

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), a junta militar que destituiu o Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, decidiu na noite desta quinta-feira denunciar acordos de cooperação no domínio da segurança e defesa com França.

"Diante da atitude despreocupada e da reação de França à situação interna que prevalece em nosso país, o Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria decidiu denunciar os acordos de cooperação no campo da segurança e defesa com este Estado, em particular o Acordo de fevereiro 19, 1977 sobre cooperação técnica militar, de acordo com o seu artigo 12.º e o pré-aviso de 3 meses", anunciou a junta num comunicado de imprensa assinado pelo seu Presidente, general Abdourahamane Tchiani.

Da mesma forma, a junta denunciou o Acordo de 25 de maio de 2013 sobre o regime jurídico da intervenção de soldados franceses no Níger para segurança no Sahel.

Os soldados nigerinos também denunciaram o arranjo técnico de 2 de janeiro de 2015 relativo ao estacionamento e atividades do Destacamento Conjunto Francês nos territórios da República do Níger, (…).

Ela sublinhou que a correspondência diplomática será enviada a França para este efeito."

Reagindo a esta nova saída contra  França, Paris declarou que apenas “autoridades nigerinas legítimas” podem denunciar os acordos militares com a França.

As novas autoridades do Níger suspenderam a transmissão dos meios de comunicação franceses France 24 e Radio France internationale (RFI).

Por sua vez, o Presidente deposto, Mohamed Bazoum, convocou na quinta-feira em um fórum, o Governo americano e toda a comunidade internacional para ajudar o país a restaurar a ordem constitucional.

"Lutar pelos nossos valores comuns, incluindo o pluralismo democrático e o respeito pelo estado de direito, é a única forma de fazer progressos duradouros na luta contra a pobreza e o terrorismo", escreveu o Bazoum na coluna transmitida na conta da Presidência no Facebook e a imprensa estrangeira.

-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR 05 agosto 2023