Agência Panafricana de Notícias

Juiz nigeriano da Gâmbia demite-se

Dakar, Senegal (PANA) – Um juiz nigeriano ao serviço da Gâmbia, o juiz Emmanuel Fagbenle, demitiu-se do seu posto e regressou ao seu país de origem, confirmou a PANA quarta-feira.

« Eu não posso servir dois mestres », declarou o juiz Fagbenle, juiz-em-chefe do Tribunal Supremo gambiano, pouco tempo antes de ter deixado a Gâmbia sábado 21 de janeiro corrente.

Foi exatamente no dia em que o ex-Presidente gambiano, Yahya Jammeh, também deixou Banjul para se exilar em Malabo, na Guiné-Equatorial, tendo aceite retirar-se pacificamente do poder mas sob uma pressão intensa, segundo fontes oficiais.

A demissão do juiz-em-chefe surge após as recentes crises políticas da Gâmbia, provocadas pelas iniciativas do ex-Presidente Jammeh de rejeitar os resultados das eleições de 1 de dezembro último depois de ter aceite a sua derrota e felicitado o vencedor Adama Barrow.

Ao presidir ao Tribunal, o juiz Fagbenle declarou não ter podido impedir Barrow de prestar juramente, tendo adiado o contencioso sobre o recurso introduzido pelo partido de Jammeh para maio ou novembro de 2017.

Garantiu no entanto que o processo ia continuar quando todos os juizes estivessem disponíveis.

-0- PANA MLJ/VAO/MTA/IS/FK/DD 25jan2017