Agência Panafricana de Notícias

Jovens santomenses preferem preservativos com sabores de frutos tropicais

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – Jovens preferem preservativos com sabores de jaca, banana e safu, fruta tropical muito copnsumida no arquipélago santomense, declarou terça-feira António Amado Vaz, director executivo da Associação Santomense de Promoção Familiar (ASPF).

Em declaração à imprensa, Vaz indicou que os preservativos com sabores destes frutos visam incentivar os Santomenses a usarem-nos visto que, disse, o método contraceptivo ainda continua a ser um tabú na sociedade santomense.

"Tudo que é novo causa curiosidade e os jovens gostam de experimentar, são a faixa etária sexualmente mais ativa", sublinhou terça-feira Amado Vaz quando falava no “programa linha directa” da Televisão Santomense (TVS).

Ele informou que a gonorreia e a sifílis são Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo o VIH/Sida.

O director executivo da ASPF disse que são os homens que mais utilizam preservativos em relação às mulheres.

Ele anunciou a chegada, em Janeiro de 2013, ao país de 400 mil preservativos masculinos.

No terreno, encontram-se mais de 15 educadores incumbidos de sensibilizar a população sobre os cuidados a ter na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

A Federação Internacional do Programa de Planeamento Familiar (IPPF) é um dos principais parceiros da Associação Santomense para a Promoção da Família na introdução dos preservativos com sabores de frutos tropicais.

-0- PANA RMG/DD 31out2012