Agência Panafricana de Notícias

Jovens gambianos decidem resolver problemas de droga e corrupção

Banjul, Gâmbia (PANA) – Jovens gambianos colocam no centro dos seus debates a busca de soluções para ameaças de droga e da corrupção, soube a PANA de fonte oficial.

Os jovens gambianos expressaram esta posição no quadro da nona edição da Conferência e Festival Nacional dos Jovens da Gâmbia (NAYCONF 2010) que decorre desde 19 de Dezembro em Banjul até 24 do referido mês sob o lema "Participação e Parceria com a Juventude na Luta contra a Droga e Corrupção".

O encontro tem por objetivo fornecer à juventude gambiana a oportunidade de evocar assuntos pertinentes, como a droga e a corrupção, para propor soluções apropriadas para esta dupla ameaça.

Na sua mensagem, lida pela Vice-Presidente Isatou Njie-Saidy, na abertura da conferência, o Presidente gambiano, Yahya Jammeh, considerou o tema da NAYCONF 2010 "atual, pertinente e conforme com os esforços incansáveis desdobrados" pelo seu Governo para lutar contra estes flagelos.

Ele precisou que este problema necessita da participação efetiva dos jovens a fim de erradicar todas as atitudes negativas e as pragas da sociedade.

"É importante sublinhar que o desenvolvimento socioeconómico da Gâmbia depende da participação dos jovens na luta contra a droga e a corrupção, e igualmente do aproveitamento das oportunidades como iniciativas de reforço das capacidades ofertas pelo Governo", afirmou o Presidente Jammeh.

Ele acrescentou que as drogas e a corrupção "destroem a base da nossa sociedade, a juventude deve constituir o motor do crescimento na nossa busca do desenvolvimento nacional".

-0- PANA MSS/VAO/ASA/SSB/MAR/DD 19Dez2010