Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas tunisinos contra visita do príncipe herdeiro saudita ao seu país

Tunis, Tunísia (PANA) – O Sindicato Nacional de Jornalistas tunisinos endereçou uma carta aberta ao Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, a manifestar a sua "recusa categórica" da anunciada visita do príncipe herdeiro saudita, Mohamed Ben Salman, à Tunísia.

O Sindicato considera, na sua carta, que esta visita é "uma provocação e uma agressão contra os princípios da nossa Revolução".

Os jornalistas tunisinos condenam esta visita do príncipe herdeiro saudita, por entenderem que ela constitui "uma ameaça à segurança e à paz na região e no mundo", acrescentando que Ben Salman "é o verdadeiro inimigo da liberdade de expressão".

O sindicato diz que ficou surpreso, tal como a maioria do povo tunisino, pela confirmação da visita do príncipe saudita à Tunísia, esta semana, como parte de um périplo "que tem como objetivo limpar o seu cadastro sangrento, na sequência do seu envolvimento em crimes horríveis que violam os direitos humanos”.

Segundo o sindicato dos jornalistas, a posição oficial da Tunísia "nunca foi neutra" nas políticas que existem na região árabe.

O príncipe herdeiro saudita, lembre-se, é acusado de envolvimento no assassinato do jornalista saudita Jamal Khashouggi, a 2 de outubro último, no Consulado saudita em Istambul, na Turquia.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 25nov2018