Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas nigerianos defendem fim de preconceitos sobre imprensa

Lagos, Nigéria (PANA) – A Associação dos Jornalistas Profissionais da Nigéria (NGE) instou o Governo Federal a corrigir a sua "má perceção" da imprensa, segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira em Lagos por ocasião da celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A NGE sublinha que os regimes sucessivos sempre trataram a imprensa com muita suspeição, em vez de a considerar como um aliado no desenvolvimento do país.

Segundo o comunicado, a imprensa «dinâmica » da Nigéria tem uma longa história de envolvimento em nobres causas e desempenhou um «papel determinante » na luta pela independência, pela democracia, pela justiça social e pelos direitos humanos.

« Atualmente, a imprensa continua na vanguarda de todas as causas nobres e justas a favor do progresso da nação », indica o comunicado.

Segundo a NGE, os desenvolvimento recentes não melhoraram a já difícil relação entre o Governo Federal e a imprensa.

« Nós instamos o Governo a resistir a tudo o que poderá ter a menor semelhança com uma restrição da liberdade da imprensa. A imprensa tem profissionais apaixonados e engajados a favor do crescimento e do desenvolvimento do país em todas as frentes. Estes profissionais não merecem ser perseguidos, reprimidos e assediados », lê-se no comunicado.

O Governo nigeriano foi acusado de querer censurar a imprensa na sequência de uma série de detenções de jornalistas, e da imposição de sanções contra rádios por supostas infrações.

-0- PANA SEG/FJG/AAS/IBA/FK/IZ 03maio2013