Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas da África Ocidental apreendem a combater crimes económicos e financeiros

Niamey, Níger (PANA) - Cerca de 40 jornalistas dos Estados membros da Ccomunicade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) participam, em Niamey, por videoconferência, numa formação regional sobre o jornalismo de investigação sobre crimes económicos e financeiros na sub-região, constatou a PANA no local.

Organizada pelo Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais  na África Ocidental (GIABA), esta formação faz parte do reforço das capacidades dos jornalistas na investigação sobre crimes económicos e financeiros.

Também visa, entre outros, criar uma forte aliança com os meios de comunicação social, de forma concertada, para uma divulgação eficaz das questões de luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo (LBC/FT).

Tem ainda como objetivos informar os meios de comunicação social sobre iniciativas regionais, nomeadamente o mandato do GIABA, e melhorar a rede de jornalistas que promoveria a divulgação eficaz da informações sobre dispositivos da LBC/FT.

No seu discurso de abertura, o diretor de Avaliação e Conformidade do GIABA, Bruno Nduka, disse que o principal objetivo deste programa é desenvolver a capacidade dos profissionais dos meios de comunicação social em matéria de reportagem sobre crimes organizados transnacionais, particularmente o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

É também meta, prosseguiu, fornecer um quadro para os participantes partilharem experiências e fomentarem a cooperação e colaboração com vista a uma implementação efetiva das medidas LBC/CFT.

Durante este primeiro dia, peritos experientes em meios de comunicação social LBC/FT e pessoal do GIABA, através de apresentações, estudos de casos, troca de experiências, desenvolveram vários temas, incluindo a compreensão do quadro global luta contra estes males, o desenvolvimento de métodos e estratégias de investigação, tendo em conta particularidades nacionais, a utilização de novas tecnologias no jornalismo de investigação.

-0- PANA SA/IS /DIM/DD 01outubro2020