Agência Panafricana de Notícias

Jornalista rwandês condenado a um ano de prisão por incitação ao divisionismo

Kigali, Rwanda (PANA) - Um jornalista rwandês, Stanlley Gatera, acaba de ser condenado a um ano de prisão por propagar o divisionismo, desvalorizar o sexo feminino e semear a divisão entre homens e mulheres em geral, segundo a justiça rwandesa.

Diretor de publicação do jornal Umusingi, um periódico divulgado em Kigali em Kinyarwanda (dialeto local), Stanley Gatera, incitavava também, num artigo, os homens a deixarem-se atrair só pela beleza das raparigas da etnia Tutsi (tribo minoritária) que, a seu ver, "têm uma reputação da sua beleza".

Pronunciado em 2012 contra Gatera, o acórdão foi confirmado em apelo por um juiz do Tribunal Supremo da República em Kigal, de acordo com a fonte.

Interpondo um recurso, os seus advogados consideraram esta sentença como uma violação da liberdade de expressão garantida em vários artigos da Constituição rwandesa.

O Tribunal da República em Kigali declarou recebível finalmente mas sem fundamento o argumento avançado pela defesa e confirmou a pena de um ano de reclusão para o jornalista rwandês detido em Kigali desde novembro de 2012.

-0- PANA TWA/TBM/IBA/MAR/DD 26março2013