Agência Panafricana de Notícias

Jornalista líbio condenado a cinco anos de prisão por difamação

Tripoli, Líbia (PANA) - Um jornalista líbio acusado de difamação contra juízes foi condenado a cinco anos de prisão quinta-feira por um tribunal em Tripoli, soube-se de fonte segura no local.

Trata-se de Amara Abdallah al- Khitabi, editor do jornal privado Al-Oumma, privado dos seus direitos civis e condenado ainda a pagar uma multa de 250 mil dinares líbios (mais de 191 mil dólares americanos).

Preso em dezembro de 2013, ele foi acusado de "difamação e injúria" ao sistema de justiça por ter publicado uma "lista de 87 nomes de juízes e procuradores corruptos" sob o regime de Muamar Kadafi, ex-líder líbio derrubado em agosto de 2011 por uma revolução popular, após 42 anos de poder absoluto.

Capturado em dezembro de 2013, Al-Khitabi beneficiou duma liberdade condicional com prisão domiciliária e proibição de viajar depois de ter passado quatro meses na prisão.

Porém, Abdallah al-Amara Khitabi, de 67 anos de idade, é diabético e sofre de graves problemas de saúde.

A organização de defesa dos jornalistas, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), já alertou várias vezes para as condições difíceis em que trabalham profissionais da imprensa na Líbia, nomeadamente a intimidação, ameaças, represálias e, às vezes, assassinatos, indiva-se.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 21nov2014