Agência Panafricana de Notícias

Jornais pró-Gbagbo continuam ausentes de quiosques

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – Os jornais do campo Gbagbo continuam ausentes dos quiosques, apesar das garantias de segurança dadas aos pró-Gbagbo pelo novo regime, observou a PANA em Abidjan.

Desde a queda de Laurent Gbagbo, a 11 de abril de 2011, a sua imprensa calou-se e t\odos os orgãos de imprensa favoráveis ao ex-Presidente ivoiriense foram pilhados, o que leva o seu pessoal temer pela sua segurança, indica-se.

Trata-se dos diários Notre Voie, Le Nouveau Courrier, Le Quotidien e Le Temps, que apoiavam a Luta da Maioria Presidencial (LMP), que agrupava partidos apoiantes de Laurent Gbagbo.

Nas antenas de ONUCI FM (rádio da Operação das Nações Unidas para a Côte d'Ivoire), o editor de Notre Voie lançou um apelo às novas autoridades, às estruturas reguladoras e associações profissionais, bem como a toda a imprensa para ajudarem o seu orgão de imprensa e todos os outros que apoiavam Laurent Gbagbo a levantarem-se.

O presidente do Grupo de Editoras da Imprensa Privada na Côte d'Ivoire (GEPCI), Denis Kah Zion, pediu ao Presidente da República, Alassane Ouattara, e aos orgãos reguladores da imprensa para garantir a liberdade de imprensa.

-0- PANA GB/TBM/CCF/DD 27abril2011