Agência Panafricana de Notícias

John Kufuor à frente de observadores da UA no Sudão

Accra- Gana (PANA) -- O ex-Presidente do Gana, John Agyekum Kufuor (2001-2009), deixou sábado Accra para Cartum, no Sudão, onde deve liderar uma delegação da União Africana (UA) incumbida de observar e controlar eleicções previstas para 11 a 13 de Abril corrente no mesmo país.
De acordo com um comunicado do Governo ganense lido sábado em Accra pelo seu porta-voz, Frank Agyekum, Kufuor desloca-se ao Sudão a pedido da UA.
A delegação dos observadores da UA é composta por 51 membros, representantes dos órgãos de gestão de eleições no continente, do Parlamento Panafricano, das organizações da sociedade civil e das organizações africanas de defesa dos direitos humanos, de acordo com a nota.
A missão da UA deve juntar-se às equipas de observação e controlo das eleições dos Estados Unidos, da União Europeia (UE) e da China que já se encontram no terrono, indica a mesma fonte.
A equipa da UA deve proceder a uma observação independente e imparcial do processo eleitoral em conformidade com as normas da organização continental em matéria de observação eleitoral.
Ela deve ainda julgar se foran criadas condições para que os eleitorres exprimam livremente a sua vontade, e avaliar a equidade do nível de acesso à imprensa para os partidos políticos em competição.
O Movimento de Libertação do Povo do Sudão (SPLM) anunciou quarta-feira última retirar-se das eleições presidenciais por receio de "fraudes e insegurança".
Alguns partidos políticos denunciaram igualmente a parcialidade da Comissão Nacional Eleitoral a favor do presidente do Partido Nacional do Congresso, Omar Al Bashir (o chefe do Estado cessante).
O Presidente sudanês ameaçou anular o referendo de Janeiro sobre a independência do Sul Sudão se o SPLM boicotar as eleições.