Agência Panafricana de Notícias

Joaquim Chissano internado na África do Sul

Maputo, Moçambique (PANA) - O antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, encontra-se internado desde 13 de abril corrente, no Hospital Militar de Pretória, capital da África do Sul, devido a uma infeção gastrointestinal.

O Presidente Chissano ter-se-ia sentido mal a caminho da África do Sul, ido do Gana, onde, no último sábado, foi distinguido com o título “Doutor Honoris Causa”, pela Universidade de Estudos e Desenvolvimento (UDS), deste país oeste-africano.

Na vizinha África do Sul, segundo um comunicado do Gabinete de Imprensa da Presidência da República em Moçambique, Chissano deveria participar na reunião dos “Campeões para uma Geração Livre do HIV/Sida”, na qual tomaram parte os antigos chefes de Estado Festus Mogae (Botswana), Kenneth Kaunda (Zâmbia), Benjamin Mkapa (Tanzânia), e Alpha Konaré (Mali), antigo presidente da Comissão da União Africana (CUA).

“O antigo Presidente apresenta um quadro clínico estável e com tendência para a melhoria, mas continua hospitalizado por decisão do corpo clínico, a fim de melhor acompanhar a evolução da sua saúde”, indica o comunicado.

A nota acrescenta que o Presidente da República, Filipe Nyusi, está em permanente contacto com o antigo chefe do Estado moçambicano e acompanha com atenção o seu quadro clínico.

-0- PANA AIM/IZ 16abril2015